BLOG

Compartilhe esse post em suas redes

LinkedIn
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

O Tolueno é uma substância neurotóxica. É um dos compostos presentes nos hidrocarbonetos aromáticos (BTEX) e pode chegar ao corpo humano através do sistema respiratório, já que é a principal via de exposição ao tolueno – e quando inalado, é conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.

Os riscos à saúde dependem da intensidade da exposição ao composto. Quando em menor grau, pode ocorrer apenas irritação dos olhos e garganta. Algumas pessoas apresentam irritações alérgicas quando em contato com a pele ou através da inalação.  Já quando a exposição ao Tolueno é mais longa, o composto pode causar efeitos de intoxicação como cefaleia (dor de cabeça), confusão e tontura.

Além disso, o Tolueno pode levar à dependência, já que o composto é um depressor do sistema nervoso central (SNC) e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.

Em doses ainda mais abusivas, os sintomas podem ser ainda mais graves, como náuseas, anorexia, confusão, hilaridade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação ou narcose (alteração do estado de consciência devido à intoxicação por determinadas substâncias, como os narcóticos).

Sendo assim, é muito importante se avaliar constantemente se há contaminações de Tolueno na água e solo e para isso, você pode contar com a ajuda da PROMATEC, que realiza análises BTEX em até 5 dias úteis!

Compartilhe esse post em suas redes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Veja mais posts da Promatec Ambiental