BLOG

Compartilhe esse post em suas redes

LinkedIn
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

As fontes de nitrogênio nas águas naturais são diversas. Os esgotos sanitários constituem, em geral, a principal fonte, lançando nas águas nitrogênio orgânico, devido à presença de proteínas, e nitrogênio amoniacal, pela hidrólise da ureia na água. Alguns efluentes industriais também concorrem para as descargas de nitrogênio orgânico e amoniacal nas águas, como algumas indústrias químicas, petroquímicas, siderúrgicas, farmacêuticas, conservas alimentícias, matadouros, frigoríficos e curtumes.

Para detecção de Nitrogenio Kjedhal, necessitamos realizar a destilação da amostra antes da leitura no equipamento íon seletivo, a amostra na presença de H2SO4, sulfato de potássio (K2SO4) e catalisador de sulfato cúprico (CuSO4), o nitrogênio amino de muitos materiais orgânicos é convertido em amônio. A amônia livre também é convertida em amônio. Após a adição da base, a amônia é destilada de um meio alcalino e absorvida em ácido bórico ou sulfúrico. A amônia é determinada colorimetricamente por eletrodo seletivo de amônia.

Para a detecção de Amônia o eletrodo seletivo de amônia usa uma membrana permeável a gás hidrofóbica para separar a solução de amostra de uma solução interna de cloreto de amônio do eletrodo. A amônia dissolvida (NH3 (aq) e NH4+) é convertida em NH3 (aq) aumentando o pH acima de 11 com uma base forte. NH3 (aq) se difunde através da membrana e muda o pH da solução interna que é detectado por um eletrodo de pH. O nível fixo de cloreto na solução interna é detectado por um eletrodo seletivo de íon cloreto que serve como eletrodo de referência. As medições potenciométricas são feitas com um medidor de íon específico. 

Para detecção de Nitrato e Nitrito utilizamos a técnica de cromatografia de Íons. Para detecção do Nitrogênio Amoniacal, Nitrogênio Total e Nitrogênio Orgânico são realizados através de cálculos, utilizando os resultados de Amônia, Nitrogênio Kjedhal, Nitrato e Nitrito.

A PROMATEC realiza análises em água para determinar a série nitrogenada em até 7 dias úteis. A série nitrogenada será composta pelos ensaios Nitrogênio Total, Amônia, Nitrogênio Kjedhal, Nitrogênio Orgânico, Nitrogênio Amoniacal, Nitrato como N e Nitrito como N. 

Compartilhe esse post em suas redes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Veja mais posts da Promatec Ambiental