Após conhecermos sobre os primeiros usos do Benzeno, veremos como esse composto que ajuda a formar o hidrocarboneto BTEX está sendo usado nos dias atuais.
Nos dias de hoje, o Benzeno é utilizado principalmente para a produção de outras substâncias químicas.
Dentre os seus derivados, citamos o estireno – na produção de polímeros e plásticos; fenol – na produção de resinas e adesivos e o cicloexano – utilizado na manufatura de nylon.
Há também materiais que utilizam quantidades menores de Benzeno, como as borracha, os lubrificante, corantes, detergentes, fármacos, explosivos, napalm e pesticidas.

Além disso, de acordo com a Vigilância Sanitária em Postos de Combustíveis (pág 5.), a gasolina em sua composição contém uma mistura complexa de hidrocarbonetos (C5 a C12), dentre eles os aromáticos BTEXs e 1,2,4-trimetilbenzeno. Sendo um dos principais motivos de órgãos ambientais como a CETESB exigirem constante monitoramento dos postos de combustíveis – já que a substância (Benzeno) é prejudicial à saúde – pode causar câncer – e a incidência de vazamentos em tanques subterrâneos levar à contaminação das águas subterrâneas.