BLOG

Prancheta 15 copiar 5

Série Clorada (Análise em Campo)

A cloração de fontes de água e águas poluídas serve principalmente para destruir ou desativar microorganismos produtores de doenças. Um benefício secundário, particularmente no tratamento de água potável, é a melhoria geral da qualidade da água resultante da reação do cloro com amônia, ferro, manganês, sulfeto e algumas substâncias orgânicas.

A cloração pode produzir efeitos adversos. As características de sabor e odor de fenóis e outros compostos orgânicos presentes em um abastecimento de água podem ser intensificadas. Compostos cloroorgânicos potencialmente cancerígenos, como o clorofórmio, podem ser formados. O cloro combinado formado na cloração de águas contendo amônia ou amina afeta negativamente algumas formas de vida aquática. Para cumprir o objetivo principal da cloração e minimizar quaisquer efeitos adversos, é essencial que os procedimentos de teste adequados sejam usados ​​com o conhecimento prévio das limitações da determinação analítica.

A técnica que a Promatec adota é a colorimétrica, onde utiliza-se o reagente N,N-dietil-p-fenilenodiamina (DPD) como indicador. Qualquer cloro na amostra existente como ácido hipocloroso ou íon hipoclorito (cloro livre) reage imediatamente com o indicador DPD para formar uma cor rosa que é proporcional à concentração de cloro. Em seguida, com o auxílio de um colorímetro, é realizada a medição da absorbância da amostra em um comprimento de onda específico.

A série clorada é composta pelos ensaios: Cloro livre, Cloro total, Monocloramina e Cloramina total.

A PROMATEC realiza as análises em campo da Série Clorada. Solicite já seu orçamento!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!