O nível da qualidade do ar que respiramos tem um impacto direto na nossa saúde e no meio ambiente. A análise de poluentes presentes na atmosfera, feita através do método TO-15, é essencial para identificar VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis) e APH (Air Phase Petroleum Hydrocarbons) que representam sérios riscos e garantir um ambiente seguro.
Desenvolvido pela Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos, a análise de TO-15 é capaz de detectar, em uma única amostra de ar, até 97 espécies de hidrocarbonetos voláteis que podem estar presentes no ambiente.
O QUE PODE SER ENCONTRADO NAS ANÁLISES DE TO-15?
As amostras de ar, coletadas em espaços fechados (climatizados ou não), espaços abertos e em poços de monitoramento de solo, são analisadas em laboratório, por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC/MS) para identificar quais compostos estão presentes na amostra.
PRINCIPAIS COMPOSTOS IDENTIFICADOS
Entre os compostos mais comuns identificados na análise de TO-15, estão:
➡︎ Alifáticos: Hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturados em cadeias abertas ou fechadas, encontrados em vapores que variam de acordo com a fonte de contaminação.
➡︎ BTEX: Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno, compostos de alta toxicidade facilmente encontrados em produtos do dia a dia.
➡︎ Compostos Clorados: Clorofórmio, PCE (tetracloroetileno) e TCE (tricloroetileno), cloreto de benzila, cloreto de vinila e tetracloreto de carbono, presentes em solventes e produtos de limpeza.
➡︎ Compostos Aromáticos: Além do grupo BTEX, compostos aromáticos incluem naftaleno, antraceno, fenol, estireno, pireno, entre outros, amplamente utilizados por indústrias.
Esses, são apenas alguns dos compostos que podem ser identificados em uma análise de VOCs e APHs. Mas você sabe quando é hora de realizar essa análise?
QUANDO SOLICITAR UMA ANÁLISE DE TO-15?
A análise dos índices de poluentes atmosféricos vai além das exigências regulamentares para obtenção de licenças ambientais; ela também é uma ferramenta preventiva. Fique atento a alguns sinais que indicam a necessidade de uma investigação mais aprofundada, como odores anormais no ambiente, manchas nas paredes, alteração na coloração da água, dureza do solo e variações na condutividade elétrica em poço.
Solicitando sua análise aqui na PROMATEC, você encontrará uma agenda flexível para amostragens e técnicos altamente capacitados. Garantimos coletas seguras usando canisters de aço inox revestidos de silonite certificados individualmente, minimizando qualquer risco de contaminação durante o trajeto da amostra até a chegado ao laboratório, onde utilizamos a mais avançada técnica cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC/MS) para fornecer resultados mais precisos e confiáveis em um prazo de até 10 dias úteis.
FONTES:
Vapor Pin®
Mérieux NutriSciences