A exposição ambiental ao chumbo aumentou consideravelmente com o processo de industrialização, mineração e descarte de baterias e sucatas. O chumbo já foi utilizado como matéria prima em diversos segmentos, porém, devido à sua toxicidade, a utilização deve ser restrita. Esse elemento é utilizado na fabricação de soldas e munições, na composição de ligas metálicas, em baterias automotivas, em barreiras para proteção contra radioatividade e raios-X e vidros tipo cristal.
O chumbo inorgânico é um dos metais pesados de maior toxicidade aos seres humanos. O metal se acumula principalmente nos ossos e o nível de toxicidade depende do tempo e intensidade de exposição. Já o chumbo orgânico (chumbo tetrametila e tetraetila) pode causar distúrbios neurológicos e, por ser lipossolúvel, pode ser absorvido através da pele.
Para a redução de riscos do chumbo à saúde pública, pode-se destacar ações para redução do uso deste metal como a reformulação da composição da gasolina, com adição de compostos aromáticos ao invés do chumbo como agente antidetonante e a substituição de pigmentos com chumbo de tintas por pigmentos sem este elemento.
As legislações ambientais estabelecem valores máximos permitidos para a presença de chumbo em matrizes ambientais, com a finalidade de definir parâmetros para proteção e reparação de danos ambientais.
A Promatec realiza a análise de chumbo inorgânico e também de chumbo tetraetila (orgânico) com equipamentos de excelente precisão – ICP-OES e GC-MS, respectivamente. Atuamos nos segmentos do ramo petroquímico, industrial, e consultorias, com o menor prazo de entrega de resultados – apenas 5 dias úteis para compostos orgânicos e 8 dias úteis para metais! Acesse nosso site www.promatecambiental.com.br e fique por dentro das nossas novidades!
Vanessa Schneider
Gerente da Qualidade



