Promatec Análises Ambientais

BLOG

Promatec_-_ThumbBlog 53_Blog

Identificação de metais em água e solos contaminados

Os metais são considerados como uma das bases para o desenvolvimento da sociedade, sendo utilizados como matéria prima de fertilizantes agrícolas e em diversas indústrias de bens de consumo. Estão presentes naturalmente no solo em baixas concentrações, como resultado de processos de formação de solo com ação de fatores físicos, químicos e biológicos. Além disso, os metais constituem um conjunto de nutrientes essenciais para várias funções fisiológicas dos seres vivos. Entretanto, concentrações excessivas desses metais resultam em toxicidade.

Em geral, o excedente de metais no solo é de origem antrópica. A principal fonte de contaminação ambiental por metais é o despejo de resíduos de indústrias, mineradoras e siderúrgicas. Outras fontes antropogênicas de contaminação do solo e da água por metais estão ligadas à processos de urbanização, que geram resíduos como compostos de lixo, lodo de esgoto, águas residuais e combustão de combustíveis fósseis e ligadas a atividades agrícolas.

Os metais podem persistir no solo por um longo tempo, pois formam complexos estáveis com outras moléculas. Além disso, a mobilidade e solubilidade dos metais no solo é afetada por fatores como teores e tipos de argila, pH, capacidade de troca de cátions e teor de matéria orgânica, o que também interfere na persistência dessas moléculas no solo. Dessa forma, as características do solo podem elevar a solubilidade e disponibilidade dos metais para as raízes das plantas e, como resultado, as moléculas depositam-se em diferentes partes das plantas e percorrem as cadeias tróficas, passando aos herbívoros e carnívoros, inclusive os humanos, tornando-se tóxicas.

Os metais também causam impacto negativo nos ecossistemas aquáticos e constituem um dos parâmetros de análise de potabilidade de água para consumo humano.

A grande preocupação de diagnóstico de contaminação por metais em seres humanos deve-se à dificuldade de estabelecimento da relação causa-efeito, pois é mais comum que ocorram exposições a baixas doses por longos períodos, com bioacumulação das moléculas no organismo. Casos de exposição aguda são mais evidentes e facilmente detectados.

Para evitar a piora de quadros clínicos, o surgimento de novos casos de contaminação e impacto em todas as cadeias tróficas, é essencial a realização de monitoramento ambiental periódico, para avaliação da concentração de metais tanto na água quanto no solo. O conhecimento sobre os teores de metais no ambiente é fundamental para a promoção de programas preventivos e estratégias de mitigação.

A Promatec realiza a análise de metais totais e dissolvidos com equipamentos de excelente precisão, além de realizar a amostragem de água superficial, subterrânea, água para consumo humano e solo para as análises. Nossos serviços são prestados com qualidade e agilidade, com o melhor prazo para a entrega de resultado para metais – apenas 5 dias úteis! Acesse nosso site, blog e redes sociais e fique por dentro das novidades.

Vanessa Schneider
Gerente da Qualidade

Gostou do conteúdo? Compartilhe!