Promatec Análises Ambientais

BLOG

Promatec_-_ThumbBlog 13

DBO DQO

A análise de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) determina a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia. Os maiores aumentos em termos de DBO, num corpo d’água, são provocados por despejos de origem predominantemente orgânica. A presença de um alto teor de matéria orgânica pode induzir ao completo esgotamento do oxigênio na água, provocando o desaparecimento de peixes e outras formas de vida aquática.

O monitoramento do DBO é imprescindível para indústrias que possuem Estações de Tratamento de água, como forma de garantir a eficiência do tratamento e qualidade da água. Um elevado valor da DBO pode indicar um incremento da microflora presente e interferir no equilíbrio da vida aquática, além de produzir sabores e odores desagradáveis na água e, ainda, pode obstruir os filtros de areia utilizados nas estações de tratamento de água.

No tratamento de esgotos, a DBO é um parâmetro importante no controle da eficiência das estações, tanto de tratamentos biológicos aeróbios e anaeróbios, bem como físico-químicos. As concentrações de DBO nos efluentes industriais são solicitadas no monitoramento ambiental e este parâmetro está incluído em legislações que atribuem valores orientadores para os níveis máximos permitidos para esses compostos no ambiente.

A análise de demanda bioquímica de oxigênio é uma das mais solicitadas e importantes, quando o foco é a determinação da qualidade da água. Neste sentido, a análise de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) também está presente nos monitoramentos exigidos pelos órgãos ambientais.

A análise de DQO determina a quantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica de uma amostra por meio de um agente químico, como o dicromato de potássio. O aumento da concentração de DQO num corpo d’água deve-se principalmente a despejos de origem industrial.

A DQO é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais e muito útil quando utilizada conjuntamente com a DBO para observar a biodegradabilidade de despejos. Sabe-se que o poder de oxidação do dicromato de potássio é maior do que o que resulta mediante a ação de microrganismos, exceto raríssimos casos como hidrocarbonetos aromáticos e piridina. Desta forma, os resultados da DQO de uma amostra são superiores aos de DBO. Como na DBO mede-se apenas a fração biodegradável, quanto mais este valor se aproximar da DQO significa que mais biodegradável será o efluente.

Em breve, a PROMATEC realizará análises em água para determinar DBO pelo ensaio em 5 dias e DQO pelo método do refluxo fechado seguido de espectrofotometria. Acesse nosso site www.promatecambiental.com.br e fique por dentro das nossas novidades.

Vanessa Schneider
Gerente da Qualidade

Gostou do conteúdo? Compartilhe!