Promatec Análises Ambientais

BLOG

Banner 4

Conheça as análises de Lixiviação e Solubilização para resíduos (NBR)

Se sua empresa gera resíduos, é essencial realizar as análises complementares de resíduos segundo a NBR 10.005 (Extrato Lixiviado) e a NBR 10.006 (Extrato Solubilizado) para avaliar possíveis riscos de contaminação ambiental.

Para garantir a conformidade legal, segurança operacional e eficiência na gestão ambiental é fundamental entender o que determina cada uma dessas normas.

NBR 10.004: Classificação de resíduos e aplicação na gestão ambiental

ABNT NBR 10.005:2004 (EXTRATO LIXIVIADO)

A NBR 10.005 define o método de avaliação de potencial contaminação do solo e da água subterrânea por meio do extrato lixiviado, quando os resíduos entram em contato com líquidos percolados.

Essa análise é necessária para designação de resíduos que podem ser descartados em aterros e comprova que não haverá contaminação do ambiente.

ABNT NBR 10.006:2004 (EXTRATO SOLUBILIZADO)

A NBR 10.006 determina o método de análise para a obtenção do extrato solubilizado de resíduos sólidos, avaliando o risco de contaminação simulando o contato direto com a água superficial

Os ensaios realizados em laboratórios utilizam água destilada, deionizada e isenta de orgânicos, solubilizando possíveis contaminantes por diluição, avaliando resíduos para transporte adequado e disposição final, até lançamentos em corpos d’água.

ABNT NBR 10.007:2004

A NBR 10.007 é a norma que estabelece procedimentos para coleta, preservação e preparação das amostras de resíduos sólidos.

Os requisitos se referem ao planejamento da amostragem, que inclui os pontos de coleta, método de amostragem, acondicionamento da amostra e documentação detalhada para identificação.

Preservação de amostras ambientais: O que você precisa saber

COMO CLASSIFICAR OS RESÍDUOS SEGUNDO A NBR 10.004

Na Promatec Análises Ambientais, oferecemos soluções em análises especializadas para a massa bruta,  extrato lixiviado e extrato solubilizado para a gestão de resíduos perigosos, desde a classificação até a emissão de relatórios. 

Somos acreditados pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) conforme a norma ISO/IEC 17025 e somos credenciados por órgãos ambientais em diversos estados do Brasil.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!