A Promatec tem seu escopo de amostragem acreditado na ABNT NBR ISO/IEC 17025 para amostragens de água subterrânea em poço de monitoramento e poços piezométricos por baixa vazão e volume determinado (bailer).
O método por volume determinado (Bailer) consiste em um equipamento que é utilizado tanto para coletar amostras ou para purgar poços de monitoramento. Este amostrador é construído por um tubo longo de diferentes diâmetros, aberto nas extremidades. Na parte do fundo, o amostrador possui uma esfera que trabalha com uma válvula, que fecha quando a amostra entra no tubo e na parte de cima possui um olhal para que possa ser amarrada uma corda. Há vários tipos de bailers, com diferentes dimensões e sistemas de fechamento. São confeccionados em materiais específicos (polietileno, PVC, aço inox e Teflon®) e adequados às características químicas dos líquidos a serem amostrados, desde água até os mais diversos tipos de contaminantes orgânicos em fase livre ou dissolvida.
Os bailers teoricamente conseguem coletar amostras sem provocar alterações químicas, uma vez que se enchem e esvaziam sem provocar qualquer sucção ou introdução de pressão na amostra. Por ser um método manual, a qualidade do processo está diretamente ligada à habilidade do técnico, podendo ser afetada pela velocidade com que o bailer é introduzido no poço.
A amostragem de baixa vazão é uma metodologia que não requer a remoção de grandes volumes de purga do poço, evitando as consequências indesejadas da purga tradicional. O sistema de amostragem de baixa vazão consiste num sistema automatizado, que utiliza uma bomba pneumática de bexiga com tubos de pequeno diâmetro e um painel de controle que é alimentado por um pequeno compressor elétrico ou um cilindro de CO2. O controle do rebaixamento pode ser realizado automaticamente pelo medidor de nível e pelo controlador. Os parâmetros indicativos podem ser medidos e registrados automaticamente com um sistema de estabilização de parâmetros.
A coleta de amostragem por baixa vazão é realizada de acordo com a norma NBR 15847, que estabelece regras para coleta de amostras em poços de monitoramento. Esse método é o mais utilizado para o controle da qualidade de águas subterrâneas pois apresenta maior confiabilidade analítica e precisão nos resultados.
Garanta a qualidade da amostragem e atendimento aos requisitos legais de forma segura e ágil contratando o serviço de amostragem da Promatec. Fique por dentro das nossas novidades no site e redes sociais.
Vanessa Schneider
Gerente da Qualidade



