Frequentemente presente em águas subterrâneas e sedimentos, o sulfeto é produzido através da decomposição da matéria orgânica e redução bacteriana do sulfato. Esta substância também pode ser encontrada em águas residuais industriais ou municipais.
A análise de sulfeto, como oferecida pela PROMATEC Análises Ambientais, serve para monitorar e controlar a presença de sulfeto, principalmente sulfeto de hidrogênio (H2S), em diversas fontes de água. Isso é vital, pois o H2S que escapa para o ar de águas residuais contendo sulfeto pode causar odores desagradáveis, com uma concentração limite de odor em água limpa entre 0,025 e 0,25 μg/L. Além disso, o H2S gasoso é extremamente tóxico, já tendo resultado na perda de vidas humanas.
Este serviço é essencialmente destinado a todos os envolvidos na gestão de qualidade da água e resíduos, incluindo indústrias, municípios, e empresas de gestão ambiental. Ele também é benéfico para os setores que se preocupam com a preservação da vida aquática, já que o sulfeto de hidrogênio (H2S) dissolvido é prejudicial para peixes e outros organismos aquáticos.
A PROMATEC realiza a análise de sulfeto utilizando a técnica de Íon Seletivo. Nesse processo, um reagente antioxidante alcalino (AAR) é adicionado às amostras e padrões, a fim de inibir a oxidação do sulfeto pelo oxigênio e proporcionar constância na força iônica e pH. Através deste método, é possível a calibração em termos de concentração total de sulfeto dissolvido.
A PROMATEC garante a entrega dos resultados das análises de sulfeto em água em até 7 dias úteis, assegurando um serviço rápido e eficiente. Quer saber mais?